domingo, 25 de maio de 2008

Budapest E01

Bem, agora que estou teso como um carapau, acabaram-se as viagens e por isso já tive mais tempo para conhecer a "minha" cidade!
A verdade é que já tenho tanto para dizer sobre Budapest que nem sei por onde começar... Talvez a melhor maneira será dividir isto por "Episódios", assim vou-me lembrando das coisas e "postando"... Se calhar já se pode dizer postando, como a língua Portuguesa anda... Xei lá menina!??

Esta cidade ainda não parou de me surpreender... Budapest é de facto (ou de fato) uma cidade metropolitana, enorme, tão grande que (ao contrário de uma cidade normal) não tem um centro, ou uma "downtown"...

Dividida pelo rio Danúbio, temos Buda de um lado e Peste do outro... Buda é uma zona mais calma, mais montanhosa, mais limpa, sossegada, ideal para descansar... Pest, onde estou a morar ( ;) ) é de facto onde tudo acontece! Cidade 100% plana, cheia de história, dezenas de monumentos, avenidas enormes, centenas de bares, espaços de convívio, milhares de pessoas em todo o lado, ...
No total, sao cerca de 2 milhoes de habitantes!! Umas das primeiras imagens que tive desta cidade foi a eficácia do sistema de transportes públicos! Inacreditável, consigo deslocar-me para qualquer ponto da cidade em dez minutos, 24h por dia e com 3 soluçoes (tram, metro e bus). Talvez uma das boas marcas que o comunismo deixou...

Especial porque, ao contrario de muitas cidades que foram restauradas para os turistas ou mesmo porque entraram na união europeia, aqui tudo ainda é "virgem", bem, se calhar virgem não será o termo mais adequado porque com as bombas que caíram aqui na 2ª guerra esta cidade ficou toda fo#&*%, loool mas vou tentar fazer-me explicar... (e nao devia tar com estes lols porque este assunto é muito sério e pode ferir susceptibilidades, só espero que nenhum húngaro esteja a ler isto, e mesmo que estivesse ... isto para eles é... Português :S lol ).
Virgem no sentido que todos os edifícios são "sujos" ou não foram restaurados (ao contrario de paris ou mesmo de praga), aqui sente-se história, é uma cidade que não foi tocada pelo Homem... (daí o virgem... lol )

Até o ar é completamente diferente... Pesado, talvez poluido, ha quem diga (quem já esteja nos dois sitios) que nem Nova York tem um ar tão pesado como Budapest... Eu sinto-o bem porque passo o dia todo a trabalhar fora da cidade, no campo, e quando regresso... :(

Bem, se calhar algumas fotos agora para quebrar este texto todo...

Vista do lado de Buda - do lado esquerdo destaca-se o castelo de Buda, no centro a ponte das correntes, atrás da ponte e do lado direito o parlamento e finalmente ao fundo as duas ilhas de Budapest..


Chain Bridge


bem, agora quando tiver mais paciência boto mais...

Szia...

(não sei se já foi referido mas Szia significa olá e xau ao mesmo tempo... )


Nenhum comentário: